| (48) 3216.7200 | audicor@audicor.com.br
Siga-nos nas redes sociais:

Questões Frequentes

Acompanhe as dúvidas mais comuns:

Entre em contato através do formulário de contato do site Audicor e solicite um contato para identificar melhor as suas necessidades.
Em breve a nossa central de atendimento fará contato para esclarecer todas as suas dúvidas.

Você pode emitir a 2ª via de sua conta através do link: 2ª via de boleto

O fluxo de caixa é representado pela entradas e saídas do dinheiro da sua empresa. Desse modo, são monitoradas todas as relações de receitas e despesas, referentes às suas movimentações financeiras.

Por meio dele é possível saber com exatidão quanto é gasto e quanto é ganho, bem como a origem de cada movimentação.

Nesse caso, a incidência da alíquota recairá sobre o Lucro Real, independente se num mês se faturou mais ou menos. Sendo calculado mensalmente ou trimestralmente.

Aqui, vale destacar que a receita bruta deve ser maior do que 78 milhões de reais por ano.

Nesse tipo de regime as incidências de alíquotas são:

  • IRPJ – 15%.
  • CSLL – entre 9% e 12%.

Observação: no entanto, caso não haja lucro ao final do balanço esses dois tributos possuirão isenção de pagamento.

  • PIS e COFINS – Entre 1,65% a 7,6%.
  • Entre outros custos, a depender do modelo do negócio empresarial e da prestação de serviços advocatícios.

Nesse caso, o faturamento do advogado deve ser estabelecido abaixo de 78 milhões de reais, anualmente falando.

Quando se fala em Lucro Presumido se destaca, aqui, a condição onde a Receita Federal presume o quanto de faturamento um escritório de advocacia tem e, com essa base, outras alíquotas são geradas para base de cálculo.

Portanto, os percentuais das alíquotas podem ser dar desde 1,6% de aplicação na base de cálculo até 32%, a depender do faturamento e de outras incidências.

É preciso destacar também os fatores de alíquotas com base no IRPJ (variação de 15% a 25%) e CSLL 9%, havendo incidência por trimestre.

Mensalmente, a alíquota do PIS será de 0,65%, com COFINS de 3%, (ambos são calculados de forma cumulativa), ISS entre 2,5% a 5% e, em alguns casos, de comércio e indústria, aplicação de IPI. Havendo também, pagamento de 20% de INSS sobre a folha de pagamento.

Portanto, o Lucro Presumido para advogados pode ser uma excelente opção, em alguns casos, mas SOMENTE COM UM CONTADOR PARA ADVOGADOS é preciso saber se realmente, nesse caso, será o melhor para você!

O Simples Nacional é um sistema tributário que, como o nome já informa, é um dos mais simples e integrativos.

Ele surgiu no intuito de facilitar a vida dos empreendedores de vários nichos, a incluir os advogados.

Foi criado em 2006 como uma Lei Geral para Micro e pequenas empresas, através da LC 123/2006.

Um dos maiores objetivos do Simples Nacional é estimular as atividades econômicas de diversos negócios, e nisso se incluem escritórios de advocacia e advogados que querem passar de autônomos para pessoas jurídicas como forma de reduzir suas cargas tributárias.

Nesse tipo de regime tributário é incluída uma base de cálculo, de acordo com a Tabela do Simples Nacional, sendo os impostos:

  • PIS.
  • COFINS.
  • IRPJ.
  • CPP.
  • ISS.
  • ICMS.
  • IPI.

As alíquotas variam de acordo com o faturamento do escritório de advocacia, sendo excelente para aqueles que estão iniciando, pois, as cargas tributárias são geralmente menores e só aumentam ao longo do tempo e do faturamento.

No entanto, SOMENTE COM UM CONTADOR PARA ADVOGADOS se saberá se é o melhor para seu escritório.

Muitos podem ser os motivos, vamos entender alguns que, talvez, você ainda não tenha se dado conta, ok?

  • Você e até mesmo os seus colaboradores podem estar desmotivados pela alta carga de demandas que está causando cansaço físico e mental.
    • Também pode ser que o valor pago para os colaboradores esteja sendo menor do que o desejado e o que o mercado investe para as funções devidas.
  • A desmotivação no trabalho também pode estar correlacionada à falta de reconhecimento, falta de estímulo e falta de ações estratégicas que fazem toda a equipe ser mais produtiva e determinada.
  • Entre muitos outros aspectos, pois o clima organizacional tem sempre forte influência nesse sentido.

Atualmente há três modalidades de enquadramento fiscal mais utilizados:

  • Lucro Real.
  • Lucro Presumido.
  • Simples Nacional.

Logo, entre esses regimes de tributação, você deve analisar qual deles melhor se encaixa ao seu restaurante e qual é mais vantajoso para o seu ramo de atividade.

Talvez você acredite que optar pelo Simples Nacional seja sempre a forma mais econômica de pagar impostos.

Porém, isso NÃO pode ser considerado como uma verdade absoluta em todos os casos!

Teoricamente, o Simples Nacional, facilita as MPEs, possibilitando o pagamento unificado de tributos, mas essa facilidade nem sempre representa economia.

Por exemplo: João é dono de uma confecção e ao escolher o Simples Nacional, pagará um imposto sem necessidade; pois, para o seu setor, o IPI é 0%, já no Simples ele é obrigado a pagar 0,5% de seu faturamento por conta desse imposto.

Entendeu?

Sendo assim, é sempre bom contar com o auxílio de uma contabilidade, pois o contador especialista tem todo conhecimento, expertise e ferramentas para te inteirar sobre as melhores opções para sua tomada de decisão.

O BPO financeiro – abreviação de Business Process Outsourcing – é a terceirização da gestão financeira através do uso da tecnologia da informação, o que permite a você, médico empreendedor, manter-se por dentro da controladoria de sua empresa e, ao mesmo tempo, livrar-se das burocracias dos processos financeiros, enquanto vê os resultados aumentarem cada vez mais.

Como se não bastassem todas as possibilidades que a gestão a partir do BPO oferece à sua empresa, ainda encontramos um fator determinante para a decisão de implementar um sistema de terceirização para a gerência financeira: a economia.

A utilização do BPO financeiro trás a sua clínica a possibilidade de economizar com funcionários, visto que o valor de externalização dos processos é extremamente inferior ao de contratação de um estagiário que ficaria focado apenas em interpretações de resultados, enquanto todo o trabalho de elaboração das estratégias financeiras continuaria com você.

Sendo assim, o BPO é a melhor ferramenta para quem precisa de mais tempo para cuidar das tomadas de decisões empresariais e aproveitar melhor o tempo em família, enquanto tem a segurança de saber que “o cérebro” de sua clínica está nas mãos de quem vive o seu mercado todos os dias e sabe como colocar seu negócio no caminho do sucesso!

É difícil encontrar alguém que nunca tenha ouvido ou utilizado os serviços do SEBRAE, a instituição está presente no dia a dia dos brasileiros — mesmo nos que não possuem negócio próprio.

O SEBRAE é uma entidade privada sem fins lucrativos com sede em diversas cidades do Brasil — sendo presente assim, em todos os estados do país. Cada unidade, como é o caso do Sebrae Florianópolis, atua de forma a atender as necessidades regionais da localização.

Ela atua no desenvolvimento empresarial realizando consultorias, eventos, cursos e o planejamento de negócios. A entidade foi criada em 1972, mas passou a ser parceira do governo federal com a Lei 8.029/90 e da Lei 8.154/90.

Open chat